top of page
Foto do escritorPrédios do Recife

A QUEDA DO MONTE HOTEL

Como um dos hotéis mais icônicos de Pernambuco foi reduzido às cinzas

Por Lucas Rigaud e Maria Laura Pires


E o Recife perde mais um monumento da arquitetura moderna, que embelezou o badalado bairro de Boa Viagem com suas cores e peculiaridades estruturais.

Estamos falando do Recife Monte Hotel, localizado na Rua dos Navegantes e próximo a praia. O empreendimento, inaugurado em 1972, foi o primeiro hotel 5 estrelas da Zona Sul da cidade e, inicialmente, era chamado de Miramar.

Recife Monte Hotel. Foto: Maria Laura Pires. 2016


Entre os anos 70 e 80, o Monte Hotel ficou conhecido por hospedar famosos, como os cantores Charles Aznavour, Cauby Peixoto e Roberto Carlos, além de membros da alta sociedade. A estrutura do prédio era um grande diferencial do bairro, apresentando as cores branca e azul e se destacando pelo formato das janelas que se assemelhava a grandes caixotes, além de sua famosa piscina.


O empreendimento, que era de propriedade de Gustavo Monte Dubeux, fechou as portas em 2017, após inúmeras crises enfrentadas pelo setor hoteleiro em Pernambuco. Em entrevista ao jornal Leia Já, nesse mesmo ano, o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Carlos Maurício, explicou que o fechamento do histórico hotel se deu pela: “[...] Situação econômica do país e de Pernambuco. Isso causou com que 80% dos hóspedes do Recife eram de turismo de negócio, não turismo de lazer”, comenta.

“Além disso, houve o surgimento de vários novos hotéis e flats, o que aumentou a oferta de leitos, mas diminuiu a demanda de hóspedes”, continuou Carlos Maurício.


Fachada do Monte Hotel. Foto: Maria Laura Pires. 2016


Somado aos problemas citados acima, duas pessoas foram encontradas mortas na piscina do Recife Monte Hotel, em março de 2016. A Polícia Civil de Pernambuco indiciou os proprietários do Hotel por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.


Em 2020, foi anunciado que o antigo Recife Monte Hotel, já em ruínas, será transformado em um empreendimento residencial da Moura Dubeux, que terá como diferencial uma grande área verde. O prédio se chamará Mimi e Léo Monte, em homenagem aos proprietários e fundadores do Hotel.


Na última semana, um dos blocos do Monte começou a vir abaixo, para o início das obras de requalificação da área e construção do novo empreendimento, gerando uma notável modificação na paisagem da Rua dos Navegantes.


O azul espetaculoso e a inesquecível estrutura, ainda mais em um dos bairros mais tomados por espigões espelhados e grande diferencial arquitetônico, fará muita falta entre os moradores mais antigos de Boa Viagem e para aqueles que apreciam a arquitetura do Recife.



Demolição do Monte Hotel. Foto: Maria Laura Pires. 2021

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page