Azulejos e Cerâmica
Existe uma parte histórica muito grande ao redor dos azulejos e cerâmica, tanto pelo material em si como pela sua durabilidade. O azulejo é um material de revestimento, e a cerâmica serve como mobiliário e também estrutura. São materiais de grande versatilidade e práticos, com superfícies fáceis de limpar. Passam elegância e contemporaneidade, são possíveis de criar padrões decorativos e possuem o poder de personalização.
As paredes que possuem azulejo conseguem transmitir várias sensações; não é o mesmo de uma pintura pois o azulejo tem toda uma construção. É um material mais moderno, que se encaixa em vários estilos.
A cerâmica tem o poder de se transformar em uma massa mais orgânica e mais fácil de trabalhar. Assim podem se criar produtos diferentes: terracota (barro cozido); faiança engobada, se o revestimento é terroso; faiança vidrada, se o revestimento é vítreo e transparente; faiança esmaltada, se o revestimento é vítreo e opaco; grés (pasta compacta, dura, podendo ser esmaltada ou revestida de película vítrea obtida por fusão de sal); porcelana (pasta compacta branca, dura) e biscuit.
Nos azulejos temos vários exemplos diferenciados na arquitetura. Podemos inserir os azuleijos como painéis nos ambientes. Existem painéis artísticos e eles podem ser usados tanto no interior como no exterior, pois possuem bastante resistência às interpéries. A maneira como será colocado cabe a nós designers de interiores, somos nós que definimos onde ele irá no projeto. Existem também os azulejos em cerâmica que são muito resistentes ao calor, usados em zonas interiores próximos de lareiras e cozinhas. O lambrim é utilizado quase como um rodapé e pode ser usado em salas e quartos de crianças. Os azulejos também podem ser usados no chão, criando dinamismo e formas geométricas dentro de um padrão, podendo criar caminhos para sala de estar, de jantar, escadas, etc. Nas casas de banho o azulejo foi muito usado na década de 1980; combinam com tons escuros, terrosos e brancos e é capaz usa-los como criação nichos na sua decoração.
A cerâmica permite criar altos e baixos relevos. São peças que podem revestir paredes, pilares, lareiras... são únicas e trazem muita dinâmica pela sua ondulação. Conseguimos fazer tudo com cerâmica: mesas, cadeiras, peças criadas de maneira extraordinária, peças únicas e orgânicas agregadas ao local. No chão conseguimos criar peças muito rústicas, peças que criam diferenciação de cores e ritmo, podendo ser usados em zonas de exterior, como piscina e ambientes de churrasco.
Em suma, os azulejos e cerâmica são peças criativas de trabalhar, permitindo a personalização das peças, trazendo diferenciação, dinamismo e autenticidade para o ambiente a decorar.
Fotos: Getty Images
Texto: Webinar 'Azulejos e Cerâmica' - Master D Lisboa - Tutora Rita Aranha